Friday, 26 April 2024

"Ignorância – Apologia da Ignorância Positiva"

Lançamento oficial do livro em Barcelos

O Centro Zulmira Pereira Simões e o Município de Barcelos têm a honra de o convidar a assistir ao lançamento do livro "Ignorância – Apologia da Ignorância Positiva", da autoria do Comendador Arménio Pinheiro Miranda, a realizar no dia 05 de dezembro de 2012, pelas 18 horas, no Auditório do Município de Barcelos.

A par do autor, o anfitrião do evento será João Miranda, que sendo filho do autor, preside a Frulact bem como a Direcção do Centro Zulmira Pereira Simões, Instituição de Solidariedade Social de Roriz, que tem dinamizado a promoção e venda da obra a particulares e empresas que igualmente se revejam numa vertente de Responsabilidade Social e Empresarial, tendo em conta que as receitas serão 100% entregues para o suporte às causas e apoio social a que esta Instituição se dedica.

Entre os convidados de honra, teremos o enorme gosto de referir a presença do executivo do Município de Barcelos, designadamente a presença do Senhor Presidente da Câmara e as Vereações da Cultura e Acção Social.

Para abertura do evento, teremos o prazer de ouvir um momento musical a voz e piano, de dois reputados interpretes Rorizenses.

------------

SINOPSE:

------------

Arménio Pinheiro Miranda nasceu a 23 de julho de 1939, na freguesia de Roriz, em Barcelos. Iniciou a sua carreira profissional no Laboratório Lacto Invicta no Porto, em 1963 onde trabalhou durante 11 anos sob a orientação do Engº André Mayer (ENIL Poligny, França). A partir daí o seu percurso profissional esteve sempre ligado à área dos lacticínios, responsável pela criação de inúmeros produtos para a Longa Vida, empresa onde trabalhou muitos anos. Mais tarde, fundou a empresa Frulact à qual presidiu até 2006, sendo ainda hoje o seu chairman. Desde o início que se pautou por um espírito de criação de riqueza e de bem-estar social, com base naquilo que é a sua paixão, inovação. Destas experiências retemos prémios e galardões internacionais, com especial destaque os que contemplam capacidade de inovação, empreendedorismo, gestão e alta performance. Em 17 de Janeiro de 2006, o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, conferiu-lhe o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (Classe do Mérito Industrial).

Esta sua obra, de carácter ensaístico e autobiográfico, condensa algumas das suas principais ideias em relação ao conhecimento humano, bem como em relação a muitos outros aspectos das vidas pessoal e profissional, sempre tendo como pano de fundo a sua própria experiência. Com prefácio de Joaquim Azevedo e posfácio de António Júlio Lourenço Simões. As receitas derivadas da venda deste livro revertem a favor do Centro Zulmira Pereira Simões - Instituição de Solidariedade Social de Roriz.

«A Ignorância é a essência mais poderosa, analisada, medida, utilizada e explorada na mente do ser humano. É sempre com ela e em função dela que vivemos e lidamos, connosco próprios e com os outros. Expor as nossas fragilidades no conhecimento é saber abrir portas e, com humildade, explorar os terrenos da Sabedoria. Porque impor a Sabedoria é violentá-la com a arrogância da Ignorância Negativa. Exibir e ridicularizar as fragilidades do conhecimento dos outros é o ignóbil exercício da humilhação. A Ignorância não é ignomínia, a forma como lidamos com ela é que pode ser, ou não.»

------------

------------

 

Newsletter

Subscreva e conheça todas as novidades do Centro Zulmira Pereira Simões.

Contactos

Rua São Miguel de Roriz, 2423, 4750 - 650 Roriz Barcelos - Portugal

T.+351 253 886 070 |F.
E.geral@czps.org